Wednesday, August 22, 2007

O ridículo regresso

O meu Sábado passado previa-se chato, mas eu não fazia ideia até que ponto!

Por razões burocráticas, só pude comprar os bilhetes à última da hora, o que os tornou mais caros e me obrigou a fazer uma escala no Porto para o regresso a Paris.
O previsto era:
- Lisboa (cedíssimo) --> Porto
(esperar 6 horas no Aeroporto do Porto)
- Porto --> Paris (tardíssimo... e ainda teria de apanhar o comboio e metro para ir para casa!) Mas não foi bem isso que se passou...

Ao fazer o check-in em Lisboa deixei a minha bagagem e a senhora da TAP disse-me (enquanto falava ao telefone):
"A mala vai directamente para o Porto".
Passado um pouco (sempre a falar ao telefone) diz:
"A mala vai directamente para Paris"
(E lança-me um sorriso do género: "Adeus, pisga-te!")
Eu e o meu Pai entreolhámo-nos e eu disse: "Eu acho que a mala vai para Paris, mas não tenho bem a certeza"(entretanto, perguntei a meio mundo e todos me disseram que iria para Paris directamente).
Nos altifalantes começaram a dizer que poderiam verificar-se alguns atrazos devido à greve da GroundForce e, efectivamente, tive de esperar um bom bocado para partir para o Porto.
(Um pequeno "à parte": não é que esperasse uma refeição copiosa, mas a viagem entre Lisboa e Porto é tão curta que a única coisa que nos oferecem é àgua! Quando a hospedeira me disse "Vai desejar àgua?", senti-me um pobrezinho.)Como é meu hábito, assim que cheguei ao Porto, como não conhecia... perdi-me! Saí por onde não devia e tive de fazer a "simpática" verificação da bagagem de mão de novo para voltar a entrar.
O Aeroporto do Porto é muito engraçado. Sem dúvida muito mais estético do que o de Lisboa. Almocei e preparei-me para esperar umas valentes horas até ao voo para Paris.

(Lamento, mas segue-se uma "piquena" conversa de merda)
Nos sanitários, oiço uma música do Bob Sinclar: era o toque de um telemóvel. Eu, pessoalmente, só se esperasse uma chamada SUPER urgente atenderia num WC público, mas o senhor atendeu e disse: "Estou? Olha espera que eu estou a cagar!"Como tinha levado o computador, fiquei radiante ao descobrir que o Aeroporto do Porto disponibilizava internet gratuíta. Haviam imensos pontos de ligação à internet... COM FIOS! Como se eu andasse com esse tipo de tecnologia do Paleolítico atrás... GrrrrComeçam a chamar o pessoal para o voo do Porto para Paris... Para dizer que tinha sido cancelado! A minha bagagem (provavelmente) já estava em França e eu preso no Porto!
Enfim... foi uma confusão (poupo-vos dos detalhes) pois já não haveriam voos alternativos Sábado.
No reboliço desta notícia, uma senhora chega-se ao pé de mim e faz-me uma pergunta ridícula:
como será que chegam ao destino os aviões cancelados?
Eu pensei “Oh minha besta, se fora anulados não chegam!”
E a bagagem?” continua a criatura.
Eu pensava que ela estaria na mesma situação que eu (estar num país e as malas noutro) e, empático, começo "Depende, se a sua bagagem..."
Aí, ela interrompe-me e diz:
"Ah, eu não! O meu voo é o seguinte e não foi cancelado! Eu não tenho esse problema. Eh, eh!"Olhei-a, considerando partir o pescoço à velha! A gaja estava só a meter o bedelho e a divertir-se da nossa aflição! Há pessoas, que... fracamente!

Um senhor francês que estava atrás de mim começou a dizer que, ao contrário do que é seu hábito, estava a tentar encarar a situação com calma ("para quê nos enervarmos? Não valeria de nada..."). Exactamente 2 minutos depois, o mesmo indivíduo que estava tão "Zen", desata a gritar e a desbaratinar como se fosse partir aquela merda toda se eles não se despachassem!

Finalmente, os funcionários da TAP/Groungforce encontraram uma alternativa: um voo Domingo para Paris. Teríamos é de fazer uma escala... EM LISBOA!Voltei a Lisboa, mais filas de espera... e cheguei à minha casa de Lisboa muito tarde. Quase nem tive tempo para dormir, pois o check-in do dia seguinte foi às 5h30m da manhã...
No dia seguinte, lá consegui chegar a Paris e a demanda para encontar a "mala perdida" começou. Cheguei ao guichet da reclamação de bagagens da TAP mas não havia ninguém. Perguntei a uma outra senhora que me disse que não era ali (tipo "ignorem o ENORME sinal que diz TAP"). Eu repliquei que ali é que estava indicado ser o local da reclamação de bagagens da TAP e ela "acredite no que quiser!" (a senhora era a simpatia em pessoa portanto...).
Anyway, lá fui encontar a minha "bebé" abandonada, quase ao pontapé... tadita! O que me chocou é que pude ir buscar a mala a um monte de bagagem que para lá andava sem que me tivessem pedido um comprovativo em como a mala me pertencia! Acham isto normal?

The End

PS: Sabiam que a TAP dá nomes de Portugueses ilustres aos seus aviões? Agora podemos dizer que o "Eusébio" nos levou a França ou que estivemos dentro da "Florbela Espanca" umas boas duas horas à espera de descolar... quer dizer... podemos dizer mas, se calhar, é melhor não o fazermos.

23 Comments:

Blogger A said...

LOL

Tenho uma amiga a quem aconteceu pior: voo Faro-Açores com escala em Lisboa. Fizeram a escala em Lisboa, sobrevoaram depois os Açores durante horas (mau tempo) e tiveram de voltar para Lisboa. No dia seguinte, de Lisboa para os Açores, sobrevoaram de novo as ilhas para terem de voltar para Lisboa de novo... muito mau mesmo. Resta dizer q ela tinha planeado 3 dias nos Açores e ficou a voar por ai durante 2 dias... acabou por desistir da viagem.

:P it sucks....

23 August, 2007  
Blogger Diabba said...

Ingrato!!!

A TAP a tentar proporcionar-te uma visita turística ao Porto e, é assim que agradeces??

E não venhas com a desculpa de "ahhh mas o aeroporto fica longe do Porto e os transportes públicos são dos mais sofrível que há, (quando há) e o taxi devem ser uns 30€ - para cada lado"

E ainda te proporcionaram ires dormir mais um bocadinho a casa dos papás!

A ingratidão é uma coisa muito feia! Mas eu acho-lhe graça.

hihihihihihihihihi

beijos d'enxofre

24 August, 2007  
Blogger Filipe said...

Surreal!!
É por essas e por outras que eu não quero andar de aviãopara lado nenhum. Quando me obrigam a ir de férias para qualquer lado, que escolham um sítio para onde possa ir a conduzir. Cá por baixo há radares de velocidade, polícias filhos da puta, portagens de merda, condutores suicidas, mas ao menos vamos quando queremos, fazemos os pit stops que nos apetecem e sempre podemos apreciar a paisagem das "Routes Agreables" que nos recomendam os mapas da Michelin.

24 August, 2007  
Blogger Miudaaa said...

Ah Ah Ah Ah Ah, há sempre mais um a rir da desgraça do outro = TU... cof cof cof... neste momento sou eu que rebolo a rir com tão boa narração... ViVa o Eusébio e nós dentro da Florbela Espanca!!!
Aiii copinho de leite, o que eu me ri, com este ridículo regresso.
Beijos da miudaaa

24 August, 2007  
Blogger mymind said...

hehehe, xiiii grandes voltas! coitadito!
mas te keixaste da aguinha? ai ai! daki ha uns anos logo me dizes se te sentes pobrezinho por ter agua, hehe =P
bm f-d-s!
bjs

24 August, 2007  
Blogger Ana Teixeira said...

eiiiii ganda boltaaaaaaa!:P
Mas que dia magn�fico e preenchido de coisas boas...tu � que ainda n�o te apercebeste da beleza dos factos, analisa:(em pontos, como os pol�ticos)
1- perdeste-te...ok, mas isso proporcionou-te a oportunidade de conhecer um novo local, portanto turismo no aeroporto...t�o bom!
2- Assististe, na 1� fila ...ah, pois...� Com�dia no WC...sortudo, isso ainda n�o estreou em mais lado nenhum, h� gente com sorte.
3- Fizeste descobertas tecnol�gicas arqueol�gicas...
4- Fizeste novos amigos, a senhora das perguntas parvas e o homem da porrada, que maravilha!!!
Para finalizar depois desta agita�o toda, regressaste ao lar onde retemperaste for�as ...ou n�o, para o t�o ansiado reencontro com a mala. adoro finais felizes:P
p.s.: eu gostava tanto de viajar no Fernando Pessoa :/

24 August, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Ri-me à grande!! :) que falta de sorte lol!

Adorei a Sra dos Vôos cancelados lol.

Abraço

24 August, 2007  
Blogger Kableira said...

É um azar do caralho duas escalas assim de repente nem eu consegui.
Eu é que me caguei a rir quando li que o outro tinha dito que "tava a cagar" assim daquela maneira.
Mas os nortenhos falam assim mesmo. É engraçado, porque não é por mal.

24 August, 2007  
Blogger so-eu said...

LOOOOOOOOOOOOOOL... a parte que mais gostei foi a da velha idiota e cheia de sentido de humor!!! coitadinho do estagiário!!lol

beijinho.

24 August, 2007  
Blogger Pedro Eleutério said...

Bem, à parte de toda a chatice que deve ter sido essa viagem, não pude deixar de me rir. É preciso estar muito inspirado para aturar todas essas coisas e, quem devia ter sentido de humor para aguentar tudo eras tu e não a velha. Porque é preciso muito sentido de humor dentro dos aeroportos. Depois do último ano a andar de aeroporto em aeroporto entre atrasos e cancelamentos de voos decidi que nem tão cedo me meto dentro de um "eusébio" (isto é mesmo verdade? lololololololololololololololololol) Só mesmo nós.

Abraço
Pedro

24 August, 2007  
Blogger Martinha said...

Quando regressei das minhas férias no Porto Santo o ano passado vim no "Almeida Garrett" da TAP.
Enfim, aqui está a complicação das pessoas quando resolvem fazer destas greves...
Eu nem quero pensar nas greves que estão para haver no dia 31... Bonito dia para embarcar para o Brasil, de férias... :/
Beijo *

25 August, 2007  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Un portugais à Paris ?
Pauvre Gemini, tu n'as pas eu de chance de tomber sur la grève !
C'est toujours pénible ce genre de situations. Je me suis bien amusée en lisant le récit de tes aventures, au moins cela t'aura permis de publier un article intéressant et comique.
Tes photos sont marrantes et bien appropriées et c'est la première fois que je vois des bulles (ou phylactères...) sur les images. C'est très original.
Au fait, je n'ai pas réussi à entrer sur la version française. Je n'en ai pas besoin mais j'ai voulu y entrer par curiosité.
J'ai apprécié ma visite à ton blog... je reviendrai.
Un bisou tout vert

25 August, 2007  
Blogger aquelabruxa said...

parece daquelas histórias típicas que só acontecem aos outros... come 135o a ter sérias dúvidas se volto a viajar na tap.
pobrezito! beijitos!

25 August, 2007  
Blogger peter_pina said...

só ha uma coisa k nao percebo...como te pudeste perder num aeroporto em miniatura como o do Porto?????

26 August, 2007  
Blogger Nuno T. said...

Lindo!!!

Lololol

26 August, 2007  
Blogger aquelabruxa said...

falta-me dizer que este post está fantástico! ;)

26 August, 2007  
Blogger Bela Sonhadora said...

hehehehehehe loooooooool é por isto que eu gosto da vueling hihihihi pelo menos até agora nao tive problemas e é melhor calar-me que daqui a 15 dias quero ir pra cas :P

Ps. Tou a gostar, vou voltar ;)

26 August, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Ha muito tempo que nao me ria tanto!Amei!Obrigada!dharmamanasses@yahoo.com

27 August, 2007  
Blogger Marco Fav said...

A:
OK, ganhaste! Foi pior para a tua amiga. Não ganho nada em haverem pessoas que tenham tido mais azar, mas o meu caso podia ter sido pior e felizmente não o foi.bjos

Diabba:
Eu sò vi o aeroporto! Que turismo da tanga!bjos

Filipe:
Olha que não descreveste a tua alternativa de uma forma là muito agradàvel... continuo a preferir o avião. abraço

Miudaaa:
Benvinda ao meu humilde estabelecimento. Pois é: sou mesmo um copinho de leite... bjos

Mindy:
Tens toda a razão. Que perspectiva ecològica a tua! bjos

Anatex:
Desculpa não ter combinado nada, mas é que nem tive perto de um PC com internet em LX. Além disso, acho q dà para ver que eu não teria tido tempo para nada :( bjos

Pedro:
Adoraste a senhora porque não era da tua cara que a gaja estava a gozar! LOL abraço e benvindo

Kableira:
Pois é, os nortenhos têm um lado mais expontâneo invejàvel! Abraço

So-Eu:
Eu acho uma piada: todos adoram quando alguém me faz a vida negra! tà buéda porco! bjos

Pedro Eleutério:
Foi mesmo uma chatice. Mas acho que consegui manter a calma e bom humor. abraço

Martinha:
Boa Sorte e boa viagem! bjos

Je Vois la Vie en Vert:
Ouais, un portugais à Paris! J'ai visité ton blog aussi du coup.
C'est bien vrais que le comique de la situation (enfin, le "ridicule", plutôt) m'a permis d'écrire ça et cela est le seul point positif de toute cette complication.
C'est assez important pour moi de complémenter le texte avec les images. C'est la première fois que j'utilise les bulles de texte, mais je ne suis pas le seul, je te l'assure! Le problème de la version française est le fait que le site qui prend en charge la traduction déconne souvent pour le pt fr.
Merci de ta visite. Tu seras toujours la bienvenue! bisous

AquelaBruxa:
Obrigado pelo elogio. Olha eu vou voltar a viajar pela TAP... (eu sei, eu sei - esta é a parte onde dizes "Estàs parvo!?") é que, quando a coisa funciona, até são voos confortàveis e ... cof, cof... era a que tinha os bilhetes mais baratos! bjos

PedroPina:
Nunca substimes a minha capacidade de me perder: é patològico! abraço

Lipgloss:
Eu ou o post? LOL OK, OK... a basòfia acaba aqui, eu prometo!

bela_sonhadora:
benvinda e boa sorte para o regresso a casa então. Bjos

Anònimo:
Ainda bem que gostaste.

28 August, 2007  
Blogger White_Fox said...

Desculpa, mas fartei-me de rir! Então o do wc e da velha... Os melhores!
Mas realmente viagens assim devem ser uma seca do caraças...
Já me aconteceu fazer escala em madrid para ir para a suíça. E tb tive de esperar um pouquinho (mas não mt).
Para Paris não fiz escala. Foi directo! Tive sorte!

30 August, 2007  
Anonymous Anonymous said...

tecnologia com fios paleolitico? lol ainda é a maneira mais eficaz de ligaçao a internet, nao tens?:P entao es um novo moderno (equivalente de novo rico) daqueles que ja nao compram pcs com leitor de cds porque os cds já nao se usam:P

02 September, 2007  
Blogger Nini said...

Ja vi filmes cómicos como muito menos piada !
Desculpa por eu me rir tanto da tua desgraça !
Eu já viajei muito de avião mas nunca me aconteceu nem 1/3 daquilo que agora contaste.
Agora já passou ....tens que ver as coisas pela positiva....tiveste uma excelente história para nos contar !
Bjokas

(A TAP já não é o que era ! Os meus pais sofreram um episódio parecido há 2 anos, mas além das bagagens, perderam o cãozinho que estava naquelas "gaiolas", foram várias horas de procura e angústia, acabaram por encontrar a gaiola encostada num canto do aeroporto de Lisboa, doente e abandonado, o pior é que para o transporte do cachorro pagaram mais do que os seus próprios bilhetes, eu bem reclamei á TAP e a Deco mas de nada me adiantou, nem um pedido de desculpa nem o reembolso do preço pago para o transporte do cão que afinal foi tratado como uma bagagem....desculpa o desabafo )

Beijokas, e para a tua viagem de Setembro....escolhe outra companhia !

03 September, 2007  
Blogger CESAR said...

WOOOUUUUU
Ganda aventura man! Isso é que foi! E eu a pensar que a minha vida é estranha! Puseste a minha viagem até ao Porto de à 2 semanas (e olha que foi engraçada) num chinelo!
Abraços!

09 September, 2007  

Post a Comment

<< Home