Sunday, August 26, 2007

O perigo de generalizar

No pouco tempo que estive em Portugal pude reparar nos cartazes que apelam a uma visão menos redutora das pessoas. Claro que não devemos meter os deficientes mentais todos num mesmo saco, ou os homossexuais, ou as pessoas de etnia diferente da nossa. Contudo, o cartaz fez-me pensar (tenho sempre de ver o outro lado das coisas, está-me no sangue!): há características que são ainda mais difíceis de pôr de lado. Estou certo que o Adolph Hitler teria um lado humano (aliás saíram recentemente filmes que tentam ver esse lado), mas vai ser bem difícil de o ver esquecendo o resto. Eih, o gajo devia pensar estar a fazer o melhor e, na sua forma de ver, o que fazia tinha justificação. O que acontece é que ninguém (ok, QUASE NINGUÉM, pois ainda existem nazistas actualmente) quer ir por esse caminho (e ainda bem!).

A propósito: a minha orientadora do meu estágio anterior certa vez me dizia que, apesar de ela parecer ter uns "vipes" de autoritária e severa, na verdade, estava a ser mal interpretada, pois não era nada assim.
Não pude deixar de responder: "estou certo que o Hitler também se julgava muito boa pessoa...".
(por alguma razão, ela não achou tanta piada como eu a esta observação... LOL)

18 Comments:

Blogger Nuno T. said...

Porque será que ela não achou piada?
Ser comparada com o Hitler, para muitas pessoas é o mesmo de estares a comparar com o Anti-Cristo... lololol

Sinceramente, acho dificil que esse homem tivesse um lado humano...demasiada crueldade cometida...

Jokinhas

26 August, 2007  
Blogger aquelabruxa said...

o hitler era doente mental, tinha com certeza uma psicose ou algo assim, tal como os assassinos, etc. não acredito que haja pessoas más, apenas há pessoas doentes ou com vidas terríveis devido a uma ou outra circunstância, pessoas estúpidas, pessoas ignorantes, etc, pessoas más... não. nem o estúpido do bush. a minha teoria é que o mal dele também é mental, a obcessão pelo poder é uma forma de alimentar uma mente doente.
tenho dito. :)

26 August, 2007  
Blogger aquelabruxa said...

obsessão

26 August, 2007  
Blogger Kableira said...

eu concordo com a aquelabruxa. ele era doente mental. mas eu sei a justificação rel para ele o ser.
acontece que na 1ª guerra mundial, havia umas bombas que eram as armas mais poderosas da época, chamadas obuses. durante a batalha do Somme, um obus inglês foi lançado numa trincheira matando quase todos os alemães que lá se encontravam. o hitler também lá estava, mas infelizmente sobreviveu com um estilhaço na cabeça. talvez isso o tenha deixado maluco.

26 August, 2007  
Blogger Kableira said...

a justificação é real. nao rel.

26 August, 2007  
Blogger Diabba said...

Quantos dos mortais, se lhe dessem poderes de decisão sobre um país, onde não houvesse limites... não se transformava de "alma caridosa" em "alma criminosa"?

beijos d'enxofre

26 August, 2007  
Blogger Bela Sonhadora said...

loool porque terá sido hehehehe mas pensando bem, se calhar é mesmo uma questao de ma interpretaçao... ou entao nao :p

26 August, 2007  
Blogger Filipe said...

Sou um incompreendido.

27 August, 2007  
Blogger mymind said...

a tua coordenadora deveria ter fikado lisonjeado com o teu elogio, hihih :D
bjts

27 August, 2007  
Blogger Martinha said...

É verdade...
Beijo *

27 August, 2007  
Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Se Hitler tinha lados bons, não se viu...
Eu sou uma belga em Portugal e Edith Piaff, não só é mais da minha geração - sou uma cota...
:-( - e coloquei esta música "Je vois la vie en Rose" visto que eu vejo a vida em VERDE : de esperança, da natureza, do Sporting e dos meus olhos verdes.
Quanto aos sucos, corrigi alguns erros mais não mudei as palavras brasileiras, afinal a receita foi escrita por um(a) brasileiro. Há de respeitar um pouco o "copyright".... Se quiseres emagrecer à brasileira, tens que beber sucos senão bebe sumos à portuguesa, desde que não tenham açucar adicionado, acho que fazem o mesmo efeito...♫
Beijinhos verdinhos

27 August, 2007  
Blogger S* said...

Bem, conseguir imaginar um Hitler humano é um exercício mental complicadíssimo. Tanto como imaginar um Bush lúcido, racional, justo, coerente, pacífico, competente, etc. Ou tanto como imaginar que Portugal já foi um país rico, uma grande potência mundial... Ou tanto como imaginar o que é que passou pela cabeça do José Cid quando fez aquelas famosas fotos, só com o disco a esconder as "vergonhas" hehehehe...
Bem, e num instante se chega de Hitler ao José Cid... bem, vou dormir :P

27 August, 2007  
Blogger peter_pina said...

hum, mt perninente sim...

li algures k o sr em kestao teria uma namorada..mas k nunca fizeram sexo, segundo dizia um ex empregado dele, o sr era assexuado...

28 August, 2007  
Blogger Dara Samora said...

Pois é horas de espera...
Aconteceu-me o mesmo, montes de horas pa chegar atrasada e etc e tal, mas n pa Paris!
Continuo de férias, LOL!!!

Besito e bom regresso! ;)

28 August, 2007  
Blogger White_Fox said...

Eu continuo a achar que não devemos descriminar ninguém pelo que são! Epá, cada um sabe de sim. Pronto(ok, é mt fácil falar, pois todos sabemos que na realidade não é nada disso que acontece).
E sim, é normal que a tua orientadora não tenha achado mta piada ao comentário...

30 August, 2007  
Blogger A said...

No fundo, ele até achava que nos estava a fazer um favor!!!... no fundo no fundo...

LOLOLOL

01 September, 2007  
Blogger Nini said...

Tu sais-te com cada uma !
Vê lá, pesa bem as palavras antes de falares...um dia ainda apanhas uma coça !

Quanto ao Hitler, racismo, etc....
prefiro nem comentar, nem perco tempo a pensar nessa merda, até porque infelizmente ainda há por este mundo muitos "Hitlers" espalhados a fazer o mesmo e muita gente faz de conta que não sabe de nada ou que até têm razão...ENOJA-ME A FALSIDADE E EGOCENTRISMO de certas pessoas, ninguém é superior a ninguém....mas já falei de mais.

Beijokas

03 September, 2007  
Blogger NoKas said...

TU disseste mesmo ISSO à gaja???? :p

10 September, 2007  

Post a Comment

<< Home