Sunday, February 18, 2007

Capítulo Segundo: INRA

Pouco depois dos exames de envelhecimento tive aulas de "Expressão de Genes nos Eucariotas" no INRA de Jouy-en-Josas.
É o Instituto Nacional de investigação (Recherche) Agronómica e fica, muito coerentemente, no campo, com cavalos e vacas a pastar e tudo. Mais complicado de atingir em transportes públicos do que a minha faculdade, tornava-me os dias enormes e cansativos.
No primeiro dia, tivémos de escolher artigos científicos que teríamos de apresentar em seminários de 20min. em powerpoint. Um dos responsáveis das aulas disse: "Vocês têm de escolher artigos que não tenham nada a ver com os vossos estágios, para ser mais simples." Eu, em frente dele, virei-me para a minha colega do lado e fiz ver o quanto aquela frase era ridícula: "Portanto, temos de escolher temas dos quais NÃO SABEMOS NADA DE NADA, pois assim será MAIS SIMPLES... ok..." (ele devia é ter dito que era mais justo, e não mais simples!LOL). Eu acabei por escolher um artigo que tinha a ver com o estágio que eu viria a fazer e para o qual ainda não tinha feito bibliografia nenhuma, para matar dois coelhos de uma cajadada só... Como me arrependi no final: era o artigo maior que eles tinham, com 8 capítulos de resultados diferentes!
Quanto às aulas: haviam umas boas e interessantes, mas muitas eram super aborrecidas, sem ponta por onde se pegue. Após cada uma, esperavam que aplaudíssemos e a responsável vinha explicar-nos porque razão a apresentação de merda que acabáramos de ver era, afinal, muito interessante e pertinente no quadro geral do tema...

Tivémos uma professora que falava TODO (mas sem exagerar, TODO) o tempo de costas para nós, só a olhar para os diapositivos e a falar para eles em monotom (o ideal para ser ignorada). O cómico é que a gaja lá devia dizer uma piada no seu discurso, mas como ninguém a estava a ouvir, ela soltava risos sozinha, como uma maluca. Nós, aliás, só acordávamos na parte dos risos. Também tivémos uma professora que parecia que estava à beira de um esgotamento, falava mais baixo do que eu sussuro e parecia que corria o risco de desatar a chorar a qualquer momento! LOL Ah, é verdade: houve um investigador do Instituto biológico de Roscoff que falou, mas não conhecia a Ju.
Comíamos super bem lá (eu quase que já lá só ia pelos almoços...LOL), mas tinhamos um colega que, sendo médico, insistia em acabar as refeições a falar de como ficamos por dentro comendo porcarías, descrevendo colonoscopias com demasiado detalhe e era o descalabro daí em diante... estou a tentar recalcar as memórias das imagens traumatizantes que ele retratava. De qualquer forma, um outro colega meu exaltou-se nessa discussão e lá veio com a frase da praxe "a mim é que ninguém me enfia nada no cu!" Mas o que ele disse a seguir ainda foi mais cómico: "E se eu disser ao médico que não quero fazer a palpação da próstata e ele fizer na mesma, vai haver problemas!". Calado até então, não pude deixar passar aquilo: "Mas como é que ele te ia fazer isso sem tu te aperceberes???!!!" A resposta dele foi:" Ah, no médico, estamos todos nús, é só o gajo apanhar-nos de costas e pronto!" Decidi não continuar a conversa, pois acho que ia rir da cara dele até ao fim dos tempos se continuasse - já estava a imaginar o doutor a pôr a luva à pressa e a fazer o exame a alta velocidade!! LOL
Ele há cada um...!

7 Comments:

Blogger Filipe said...

Os médicos copnspiram nas nossas costas para conseguir fazer-nos exames anais. Basicamente é como os extraterrestres.

Nao trabalhes demasiado.

18 February, 2007  
Blogger Marco Fav said...

Pois pois Filipe! Se essas canadianas falassem... Sinto um pouco de experiência pessoal nesse comment. LOL
E isso do trabalhar foi irónico? Olha que me esfolo a trabalhar aqui!

18 February, 2007  
Blogger Filipe said...

A experiencia pessoal é vasta, como sabes. talvez devido a isso, exijo ser sempre atendido por médicas boazonas. Estas podem examinar o que quiserem, mas depois examino eu na mesma medida.

O do trabalhar é para ser interpretado à letra. Anda-me a parecer que andas realmente a trabalhar muito.

19 February, 2007  
Blogger mymind said...

hehehe!!
=D
bjux

20 February, 2007  
Blogger Ju said...

Quem foi o gajo aqui de Roscoff que foi aí falar?

21 February, 2007  
Blogger Marco Fav said...

Foi o Bertrand Cosson (Mer & Santé UMR 7150 - http://www.sb-roscoff.fr/UMR7150/org.html )

21 February, 2007  
Blogger Alien David Sousa said...

Marco....LOL "falava TODO (mas sem exagerar, TODO) o tempo de costas para nós, só a olhar para os diapositivos e a falar para eles em monotom (o ideal para ser ignorada). O cómico é que a gaja lá devia dizer uma piada no seu discurso, mas como ninguém a estava a ouvir, ela soltava risos sozinha, como uma maluca. LOL LOL LOL Não consegui parar de rir nesta parte....
Beijos lindo

22 February, 2007  

Post a Comment

<< Home