Tuesday, February 20, 2007

Capítulo Terceiro: O Poster

Tive de fazer um poster com os resultados do meu primeiro estágio do ano.
Infelizmente os meus resultados, para além de serem poucos, iam completamente contra a teoria formulada pela minha orientadora: aquilo de diferente que era suposto eu ver, afinal era igual e nada de especial (o tipo de resultados com os quais não vamos a correr tentar publicar na "Nature" ...LOL)

Duas semanas antes, a minha orientadora começou a ter uma crise de nervos (com insónias e tudo), pois eu tinha um poster a apresentar e parecia-lhe demasiado calmo para quem ainda não tinha começado. Ora eu via as coisas assim: eu tinha pouco tempo e os meus resultados de estágio não levavam a lado nenhum então, se tinha outras coisas que tinha de fazer antes, decidi só pensar no imediato, pois com demasiado stress acabo por tentar fazer tudo e não acabar nada!
Certa noite ela telefona-me e, há um momento em que não diz nada - um silêncio desconfortável que quebrei com a pior pergunta possível: "mas...telefonaste para quê mesmo?" Ela respondeu:"mas porquê? Já não te posso telefonar?" Acho que imaginam como nos demos bem nos dias que se seguiram... (a verdade é que trata-se de alguém que gosta de estar preparada, com imensa antecedência e que stressa com facilidade, até porque mesmo ela precisaria de mais apoio moral e científico do seu chefe e não o tem... enfim). Como ambos temos uns momentos de "excesso de honestidade e falta de tacto", acabámos por resolver tudo a bem... até porque somos bons amigos e nos compreendemos bem.De qualquer forma, lá o fiz ...à pressão. Se eu tivesse tido um único resultado de jeito em todo o estágio teria tentado fazer todo o poster em redor dele, mas o que eu tinha era uma série de resultados medianamente razoavelzinhos que a minha orientadora quis incluir na íntegra no poster! RESULTADO: um poster carregado de resultados que teria de explicar em 5 minutos e que, depois de tantas alterações, teorias e conclusões pouco convincentes, já nem eu percebia.
Lembrei-me de o apresentar ao pessoal do laboratório, para me treinar e para que me dessem ideias e uma opinião. As opiniões foram: "Que horror! Está enorme e não percebi nada!" Acabei por ter uma ajuda preciosa deles, mas tive de andar a recortar papeis e a colar no poster (que já estava impresso) para re-escrever a conclusão principal (e quando digo "re-escrever", quero dizer: "a frase passou a dizer o inverso do que dizia antes")!Estive com "corte e custura" até ao momento exacto de pendurar o poster no Hall de entrada da Faculdade (onde o iria apresentar) e nem tive tempo de me treinar! Pus-me escondido num canto escuro. Estava uma pilha de nervos, a olhar para aquilo como um burro olha para um palácio e a tentar fazer alguma coisa daquilo tudo até o júri me vir ouvir e avaliar. E, nesse momento, a "Cabra-que-todos-odeiam", mete-se atrás de mim a olhar para o meu poster. Para me picar, diz: "Oh não! Isto outra vez?". Nem respondi...
A apresentação correu mais ou menos... se bem que... o meu responsável de estágio fazia parte do júri e passou todo o tempo atrás do poster, sem olhar para ele. Só olhou para o trabalho para fazer notar que eu tinha mal escrito o nome dele!
UPS! Outro membro do júri era o chefe do meu lab. e, apesar de ter visto o poster, não fez uma única pergunta! Foi uma tortura - dava a impressão que eu estava a dizer baboseiras de uma dimensão tal que os tinha deixado "abananados"!! Com algum receio perguntei se tinha corrido bem depois e, embora ainda não saiba a nota, parece que fiquei ligeiramente acima da média... :-) Cool!Entretanto também houveram umas interferências do estágio que teria de fazer em seguida... Não percam os próximos episódios, onde explico tudo!

5 Comments:

Blogger Filipe said...

Nunca pensei que a vida de lab pudesse ser tão interessante. Pelo que me é dado a conhecer pela cientista que geralmente anda à minha volta como se fosse uma melga, isso é só stress, falta de resultados, experiencias que correm mal, chefes filhos da puta e mais stress.

21 February, 2007  
Blogger Marco Fav said...

LOL! Interessante? Leste bem ou era ironia? É só a minha visão de pequenas peripécias que acontecem a imensa gente todos os dias. Mas obrigado por leres mesmo assim!!!
;-)

Abraço (e um beijo respeitoso à esposa...LOL)

21 February, 2007  
Blogger Filipe said...

Interessante no sentido de teres muitas dessas "peripécias".

22 February, 2007  
Blogger Alien David Sousa said...

Marco, apesar de me teres feito rir com esta tua descrição, não me enganas. Por detrás desse teu humor está escondidinha a tua inteligência porque se tiveste uma nota acima da média não foi à toa!;)
Outra coisa: a Cabra-que-todos-odeiam. Essa gaja continua a dar dor de cabeças? Que tal cavares um buraco bem fundo e atirares a menina lá para dentro? É só uma sugestão! ;)
Beijos lindo
p.s fiquei orgulhosa com tua apresentação :D ;)com os nervos à mistura/ recortes/cortes e costura etc

22 February, 2007  
Blogger Marco Fav said...

Alien, assim cê mi deixa incabulado... LOL Merci!

23 February, 2007  

Post a Comment

<< Home