Tuesday, October 02, 2007

Devia haver um número de telefone SOS para isto!

Hoje vim falar de um assunto muito sério. De algo que tem assombrado as nossas vidas. Um assunto tabu que muitos evitam e que muitas famílias escondem por vergonha: Os escriturários do Multibanco.
Uma coisa na qual França está anos-luz ATRÁS de Portugal é nos serviços bancários. Aqui, as caixas ATM servem para pouco mais do que ver o saldo e levantar dinheiro. Já em Portugal, as caixas multibanco permitem pagar as contas de TUDO e muito mais.
Esta facilidade que tanto lhes apercio tem um reverso: muitas pessoas padecem de uma doença que faz com que se tornem em escriturários do Multibanco, confundindo a pequena máquina com uma espécie de Loja do Cidadão electrónica.
O meu Pai está gravemente afectado por esta praga (eu tentei fazê-lo assistir a uma reunião dos EMA - Escriturários do Multibanco Anónimos - mas sem sucesso).
Certo dia, eu tencionava simplesmente procurar uma prenda para uma pessoa e o meu Pai diz "Se passarmos pelo Colombo eu posso aproveitar e fazer uma coisa...".
Inocentemente, fui com ele ao Colombo, sem perguntar o que essa "um coisa" era.
O meu Pai dirigiu-se logo para uma caixa multibanco e, a partir daí, foi o descalabro total!
A princípio, ele estava todo contente, pois "aquela" não era uma caixa multibanco qualquer: após ter tentado uma série de caixas diferentes, descobrira uma que tinha o "dom" de imprimir com uma tinta nítida e que não se apagava com o tempo.
Ok, pareceu-me um pouco maníaco, mas "eih, pode ser que não seja grave", pensei.
Mas, aí, o meu Pai saca de um emaranhado de envelopes e talões antigos (ainda fico arrepiado só de recordar). Passámos séculos a levantar dinheiro, ver saldos e pagar contas, com pausas para verificar mais saldos e fazer transferências. Eu nunca pensei que, com TÃO POUCO DINHEIRO se pudesse gastar tanto tempo! Depois, o meu Pai larga a máquina (que já estava a sobreaquecer, quase derretendo o cartão com o uso) e senta-se num banco. Fiquei um bom quarto de hora a vê-lo confirmar e organizar os talões. Soprei de alívio quando ele se levantou, mas depressa fiquei horrorizado ao me aperceber que ele se dirigia de novo à mesma caixa. Eu já nem me lembro do que foi fazer, pois tinha atingido um nível de aborrecimento tal que me sentia "dormente".
Fiquei tão farto que acabei por não comprar nada. E fomos pôr gasolina a caminho de casa. Acreditem ou não, o meu Pai não aguentou passar por uma simples estação de serviço sem usar a máquina de Multibanco deles!
AAAAHH HELP!

10 Comments:

Blogger Filipe said...

Devia criar-se uma espacialidade médica para tratar destes Multibancomaniacos. :)

03 October, 2007  
Blogger Nini said...

Eu já me estou a tratar desse mal mas acho que estou a ficar com outro ....estou viciada pelos bancos on-line !
Vou lá todos os dias (como se por algum milagre me entrasse lá dinheiro) e verifico quanto tem, o que falta ainda sair e quantas migalhas me sobram até chegar o fim do mês (prevendo a habitual ginática de alongamentos e "apertanço" do cinto !
Ser pobre custa muito !!!
Comme dit la chanson "Ah si j'etais riche....."
Desculpa o desabafo
Beijinhos

03 October, 2007  
Blogger Pedro Eleutério said...

Eu confesso que as máquinas "MB fazem tudo" me irritam. Por vezes quero levantar dinheiro porque estou com pressa e tenho uma única pessoa à minha frente que, por azar, está a fazer mil pagamentos de mil e uma coisas. Eu até desculpo os mais velhos, mas os mais novos com os bancos on-line não têm desculpa para me fazerem perder horas quando só quero uns miseros 10 euros (que é tudo o que tenho lol). Enfim... foi a minha história de ontem de manhã.

03 October, 2007  
Blogger Conguitos said...

Bem eu estou com a nini sou mais bancos on-line e quando alguma coisa não funciona é logo a ligar para directo telefone a saber porque não dá e a reclamar. MAs eu não considero um grande mal muito pelo contrário. É muito mais facild e gerir e sabermos afinal como andam as nossas financas.
beijokonguitos

03 October, 2007  
Blogger Diabba said...

Oh pah isso é tudo inveja!!!

É verdade que há gente que fica tempos infinitos nas máquinas e a quem me patece pontapear, mas tb é verdade que essas maquinetas são utilissimas para evitar as filas de pagamentos nos diversos serviços em Portugal!

É tipo: quer bem feito e depressa? então faça você mesmo!

Tento escolher sp uma máquina onde não haja muita gente, o que, em Portugal, até é fácil, há tantas!

E ainda dizem mal deste canteiro à beira-mar-plantado... vês como têm coisas boas?

beijos d'enxofre

03 October, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Viva aos ATM's !!! lol

04 October, 2007  
Blogger White_Fox said...

Sim, realmente é um bocado mal!!!

06 October, 2007  
Anonymous Anonymous said...

LoL! Achei este texto hilariante e já me fartei de rir!

Da próxima vez vai ao Mac Donalds comer um Happy Meal e guardas a Hello Kitty (brinde) para oferecer a uma sobrinha ou irmã mais nova (ou a mim, ihihih).

*Joanita

06 October, 2007  
Blogger Alien David Sousa said...

Fartei-me de rir. O teu pai tem um sério problema gemini, sofre do mesmo que o resto da população portuguesa. Não te preocupes, as ATM dão uma grande ajuda. Evitam que tenhamos de perder horas em bancos para tratar de coisas tão simples.
SIM CONFESSO SOU COMO O TEU PAI!

Bem ditas ATM ;) hehe
Beijinhos

21 October, 2007  
Blogger Cassandra666 said...

This comment has been removed by the author.

06 August, 2008  

Post a Comment

<< Home