Sunday, November 11, 2007

Beijos à francesa

Em França, o número de beijos que se dá num cumprimento varia consoante a região (não sei exactamente como) e não consoante a “classe social” (se considerarmos que é um “costume Tuga” dar só um beijo em vez de dois, quando se é “de bem” – o que considero ser perfeitamente discutível).Na maioria dos casos, os dois beijos são o adoptado mas, no norte, é frequente as pessoas saudarem-se com quatro beijos! Resultado: quando vou a Lille (que fica no norte), acontece-me deixar algumas raparigas a beijar no vazio, à espera do 3º e 4º beijos, quando eu “já parti para outra”.

Geralmente peço desculpa e tento lembrar-me de que "aquela" é para eu beijar quatro vezes. É verdade que podia voltar atrás e dar os dois que faltavam, mas... e se na cabeça dela o cumprimento tivesse feito "reset" e voltasse a esperar mais dois no fim? Ai, ai, a vida de emigrante é tão difícil! LOL

Labels:

17 Comments:

Blogger aquelabruxa said...

aqui na holanda são 3, ou um passou-bem quando não se conhece bem a pessoa. que seca, 3 beijos a toda a gente, eu nem para 2 tenho paciência, quanto mais 3, devo ter nascido para ser "tia"...

11 November, 2007  
Blogger Marco Fav said...

Beijos à holandesa também têm que se lhe diga, pelo visto... eh, eh.
bjos tugas "thatwitch"

11 November, 2007  
Anonymous Anonymous said...

1 é demais, dois é exagero e 3 é o cúmulo! tudo o que passe três é inadmissivel lol!

11 November, 2007  
Blogger Marco Fav said...

Acho que a quantidade apenas devia ser utilizada para compensar a qualidade. Tentarei a seguinte abordagem de futuro: Ah, esse foi fraquinho dá-me outro! LOL
Não sei se elas acharão a mesma piada...

11 November, 2007  
Blogger so-eu said...

É que realmente, não há paciencia!! Tanto beijo, tanto beijo... eu acho que no teu caso, e sobretudo sempre que o espécime a "oscular" não fosse suficientemente atraente, me livraria do problema com um: "olá. Não se aproxime que estou com herpes.".lool

beijinho ex-estagiário!:P

11 November, 2007  
Blogger Iasnara said...

Aqui no Brasil, também não há regra. Nunca sei se são dois ou três, muitos dão só um. Outros beijam, beijam e abraçam também. Às vezes os espertinhos aproveitam a situação e metem um beijo direto na boca (o carnaval tem disso). E assim vai. O bom é o carinho e receptividade não é verdade?

A propósito, teus comentários na Alien, me guiaram para cá. Legal tua visão das coisas.

Um, dois ou três beijo(s).

11 November, 2007  
Blogger AEnima said...

Tenho familia em de lille.. gosto da cidade, nao vou la ha anos... e pois la dou os beijos todos. Geralmente 3 'a entrada e 4 'a despedida.

11 November, 2007  
Blogger Nini said...

Além disso, há também uma coisa engraçada....tenho familiares em Marseille e quando vou comprimentá-los os problemas começam logo de ínicio. Pois geralmente quando começar a cumprimentar apresentamos o lado direito...ou seja viramos a cara para a esquerda. Em Marseille é ao contrário....eles começam a cumprimentar virando a cara para a direita....ou seja quando vamos a beijar acabamos por abanar a cabeça até saber de que lado começar...ou que levar muitas vezes a beijar quase na boca, depois eles só dão 3 beijos e eu em Paris eram 4 e aqui são 2...ou seja acaba sempre um de nós a beijar o vento....
Eu cá para mim deviamos ser como os Russos....um valente beijo na boca....quando têm mau hálito é que é pior...aqui fico pelo "bacalhau"
Bisous (4 !)

12 November, 2007  
Anonymous Anonymous said...

Eu tou com a Nini! É beijo na boca e tá a andar! Pra quê tantas nhoquices!!!;)

12 November, 2007  
Blogger Conguitos said...

Bem mas tanto beijo ... Isso é que é bonança ... Venham mas 4 lloll

12 November, 2007  
Blogger Ju said...

Pois, eu tou numa zona, NW de França, onde às x é 2 e outras x é 1! Portanto vê lá. Quem fica com a cara pendurada sou eu...

13 November, 2007  
Blogger Gata Verde said...

Hum...e eu que pensava que o beijo à francesa era outra coisa!!!!

Bjs alados

13 November, 2007  
Blogger aquelabruxa said...

pois é, os franceses não se cumprimentam com um "linguado"? lol

14 November, 2007  
Blogger Ana Teixeira said...

uma breve passagem, para dar os parabéns ao sábio meistre :) (eu sei que isso já foi há uns posts atrás, mas tinha de desejar aqui bonne chance(era isto que vinha no final dos testes de francês) para a nova jornada, és um valente!beijinhos (2 chega acho eu, pelo menos cá na terrinha o costume é dar 2)

14 November, 2007  
Blogger Filipe said...

Epá e porque nao fazes como os russos e agarras na cara da pessoa a quem vais a dar beijos?
Agarras-lhe na cara e orientas para o lado a beijar e as vezes que forem necessarias. Se o fizeres com jeitinho e se tiveres as mãos quantinhas, quem sabe se as francesinhas ate gostam e te deixam dar muitos mais beijos e em muitos mais sitios....

15 November, 2007  
Blogger NoKas said...

Ora dááá cá um e a seguir dá outro ora dá mais um que só dois é pouco ai eu gosto tanto e é tão docinho e no entretanto dá mais um beijinho!

Aqui só se dá um, eu é que fico no vazio à espera do segundo! E cuidado com os italianos e gregos, dão dois mas começam com a outra face da cara, ou seja, frente a frente c eles nós vamos dar beijos na mesma direcção o que geralmente culmina com alguns acidentes de narizes quando não há ali quase um beijinho na boca dissimulado! Not fun quando é com malta de quem não se gosta muito!

23 November, 2007  
Blogger White_Fox said...

Quando vou ver a famelga tb se dá 4. E tb me acontece isso de deixar os outros à espera!
Mas eles tb percebem. É que quando eles vêm cá continuam a dar 4...

25 November, 2007  

Post a Comment

<< Home