Wednesday, November 14, 2007

Je déteste le covoiturage! (parte 1)

Algo de que rapidamente me apercebi é que os franceses são mais reivindicativos do que os portugueses, usando com força os direitos à manifestação e à greve. É um braço de ferro em que o governo já tem perdido (algo que não me lembro ter visto em Portugal). As empresas de transportes públicos francesas são particularmente conhecidas pela grande frequência com que entram em greve (tipo, uma todos os dois meses ou assim), especialmente a SNCF.Como costumo começar o dia cedo e tomar transportes essenciais (e, consequentemente, assegurados) nunca tinha sido perturbado pelas grevezitas que tinham havido até agora.
Até agora…
Para quem não sabe, dia 18 de Outubro houve uma greve dos transportes públicos em França devido à aprovação de uma lei que vai abolir com os regimes especiais de reforma. Na minha ideia era “mais uma greve” que eu encarava com um bocejo pedante, como se não fosse nada comigo. Mas foi: bati com as trombas no gradeamento de entrada da gare do comboio que até me lixei! Mantive a calma e pensei: no problem, vou optar pelo plano B, que consistia em apanhar uma outra linha de Metro e outro Bus, mais longo e complicado. Resumindo: essa linha de metro também estava fechada e tive de optar por um “plano C” que me levou mais do dobro do tempo.
Mas continuando: eu tinha conseguido chegar ao laboratório mas estava preocupado com o regresso a casa. Começava a estar disposto a tudo e uma colega minha até fez uma simulação do percurso pedestre entre o instituto e a minha casa: 9 Km! Ok… disposto a QUASE tudo, pois com o dom que tenho para me perder nos percursos mais pequenos e simples, 9 km nocturnos era uma demanda uma beca arriscada! Enfim, acabei por encontrar transportes alternativos, mas foi complicado.
Como o presidente, entretanto, não mudou uma vírgula à lei e até aumentou o seu próprio salário de uns quantos milhares de euros, os sindicalistas até bufaram. Resultado: anunciaram uma greve negra, com ainda mais aderentes (praticamente zero transportes públicos a começar no 14 de Novembro e a acabar… basicamente, quando lhes der na telha).
Segunda parte, muito em breve…

Nota ao caro leitor: UAU! O profundo tédio de ler isto não vos pôs a dormir de boca aberta e a babar em cima do teclado? Certamente que já se interrogaram (se não neste “post”, em qualquer dos outros, LOL): “mas em que é que isto contribui para a minha felicidade?”… pois… nada, mas aguentem que eu prometo que o segundo episódio não será todo dedicado à política e aos transportes públicos franceses… Infelizmente, confesso que também não haverão cenas de sexo explícito! Désolé!

6 Comments:

Blogger aquelabruxa said...

adoro os franceses, especialmente quando pegam fogo aos carros!
já pensei em deixar a holanda e ir para frança, visto que portugal está fora de questão... acho que não há reivindicações suficientes em todo o lado, anda tudo deprimido, cansado, etc, eu incluída. a holanda está cada vez mais fascista e capitalista, é incrível, há 16 anos, quando vim para cá, era um país super liberal e social. para além disso o tempo... ai... sul de frança... :)

15 November, 2007  
Blogger Conguitos said...

Está provado que os franceses unidos deixam marcas na história e revolucionam o mundo. Mas ainda muito terão d erevolucionar até porque começaram a ser franceses contra uma das muitas raças existentes. Queria França quem tudo quer mais cedo ou mias tarde perde. Abriram as portas pq precisavam agora ... Aguentem.

Mas estou aqui a falar de qué ... este teu post deixou-me assim. 9km a pé? à noite? já pensaste nas coisas boa sque te poderiam ter acontecido heheheheh

beijokonguitos

15 November, 2007  
Blogger Nini said...

França será sempre França, Desde Maio 68 que conseguem quase tudo. sabe Deus quantas greves lá vivi ! até era giro no tempo de escola :)
Só quem lá viveu sabe o que deves ter passado ! não deve ser da nada seguro passear 9 km de noite nas ruas parisienses !
Mas os transportes públicos têm a virtude de nos impressionar todos os dias cada vez mais, quando não é greve, é ameaças bombas (já vivi isso embora), é assaltos, agressões, é gente a cantar e a mendigar e cada cromo que nem vos digo nem vos conto.
Mas tinhas uma solução, não começou há pouco aquilo das bicicletas de aluguer ?!!!
Vas-y Gemini pedale !!!
Bisous

15 November, 2007  
Blogger Martinha said...

Estou a ver que em França não há medo em "enfrentar" o governo no que toca às greves.
Embora, seja por que motivo for, uma greve é sempre uma greve, e quando nos afecta directamente altera sempre os planos todos... Enfim.
Desejo é sorte e paciência para essa greve de transportes que começou dia 14 e termina... não se sabe quando! xD
Beijo *

16 November, 2007  
Blogger Gata Verde said...

Volta e meia,por cá também acontece a malta ter de caminhar uns 10km até ao local de trabalho...parece que no dia 30 é um desses dias! Só espero que não chova!!!

Beijos e bom fds

17 November, 2007  
Blogger Alien David Sousa said...

Pois é Gemini, nós por cá berramos muito...insultamos muito, mas não fazemos nada! E quando fazemos são umas greves tão miseráveis que os transportes conseguem ser assegurados assim sendo...nada muda. :| Triste!
Beijinhos

25 November, 2007  

Post a Comment

<< Home