Saturday, July 21, 2007

As minhas visitas por certos blogues…

Vemos um “estabelecimento” cujo nome achamos original. O(a) dono(a) parece boa pessoa e ficamos curiosos. Vamos lá ter mas, em alguns, somos logo “barrados à porta”: - “Ah, isto é só para quem tem convite!” – diz o segurança, pelo intercomunicador do portão de entrada.
- “Bolas! Se é para ser tratado como escumalha… Agora sou eu que não quero!” – respondo zangado.
Uma pessoa que ia a passar na rua ainda me diz:
- “Se calhar é um “sítio” que tem um conteúdo mais pessoal, que não se quer divulgar ao mundo assim”!
- “A lata!” – penso logo – “Se assim é, não o colocava na NET! Helloooo! Duh!”
Bem… mais calminho, continuo as minhas visitas.

Acabo por descobrir um outro local potencialmente engraçado. Passo o portão mas, ao abrir a porta, sou “atacado” por uma música ensurdecedora. O dono da “casa”, tinha deixado a aparelhagem ligada, como se todo o potencial visitante fosse achar maravilhoso ser recebido pela Gloria Gaynor a guinchar “I will survive!”, como um porco na matança. Bolas, se há coisa que eu detesto é andar à procura do telecomando para desligar aquilo em vez começar logo a ler o que me interessava! Pelo menos, na minha casa, eu dou a escolha ao visitante de ligar ou não a rádio!
Eu sei que cada um tem o seu gosto. Por isso é que eu não imponho o meu e não me ponho a criticar certos templates… Alguns parecem ter sido criados por um esquizofrénico, apesar do “dono da casa” estar todo contente, como se tivesse contratado o melhor decorador de interiores do mundo! Sim, porque a pele de vaca e o rosa-choque sempre foram indicadores de bom gosto… Aliás, o facto de as únicas pessoas que disseram gostar daquilo serem cegas ou daltónicas é pura coincidência!

Ok, continuando…
Lá encontro um blogue super bem escrito (o oposto do meu, portanto…LOL), cómico e que aborda temas que dão vontade de deixar o comentário. Escrevo a minha cartinha, a dar a opinião (ninguém a pediu, mas dou na mesma) e a elogiar o blogue no geral… Quando a entrego “na recepção” o porteiro diz-me:
- “Olhe, fáchavor, esqueceu-se de preencher o remetente. Identifique-se!”
- “Bem, isto é quase com scan de retina…” – respondo na brincadeira, ao me identificar (o porteiro não achou piada).Pensando que era só deixar a minha “posta de pescada” e sair, fico surpreendido quando o porteiro, já com a minha “carta” na mão, me diz com um ar desconfiado:
- “Huuuuum…”
- “O que foi?” – pergunto.
- “Não tenho bem a certeza que você existe.” – responde.
- “Desculpe? Está a brincar, não? Mas, mas… eu estou aqui mesmo! Acabei de escrever uma carta e de me identificar à sua frente e tudo!”
- “Pois, mas anda por aí muito robô a fazer o mesmo, para passar publicidade por debaixo da porta!” – diz o gajo, com a maior das naturalidades. – “Olhe, vamos fazer assim: eu tenho um primo com Parkinson que faz uns desenhos de letras durante os ataques de epilepsia… tadito, não tem saúde nenhuma! Se conseguir adivinhar que letras são estas que ele desenhou aqui, eu acredito que você existe.”
- “Ele há cada uma!” – pensei.
Eu, na minha boa vontade, lá tentei adivinhar as letras… O que não era fácil: o estúpido do primo dele misturava maiúsculas e minúsculas, o que tornava difícil de distinguir os Ls, Is e Js!
- “Está errado!! Tente lá de novo.” – Diz o porteiro, já com um ar mais zangado do que desconfiado.
Estava cada vez com menos vontade de comentar! Mas a “carta” tinha-me dado um trabalho doido a escrever… Lá tentei de novo e, desta vez, com sucesso!
Eu não esperava uma campainha e uma chuva de confetis e balões só por ter acertado, mas a resposta foi menos do que satisfatória: o porteiro deu-me um cartãozinho e indicou-me a porta de saída. Peguei no cartão com uma cara aparvalhada de quem tenta esboçar um sorriso à pessoa mais antipática do mundo e comecei a dirigir-me para a porta.
O cartão dizia: “A gerência vai ler a sua carta e avaliar se ela merece ser tida em consideração. Don’t call us, we’ll call you!”Rangi os dentes e saí, prometendo a mim nunca mais voltar!

O blogger tem imensas opções, que têm mais ou menos uma razão de ser:
- Limitar a leitura ou os comentários a pessoas que foram convidadas a fazê-lo,
- Inserir músicas ou vídeos que se iniciam logo (ou não),
- templates alternativos,
- verificação de SPAM,
- confirmação pelo autor para que um “comment” seja postado
entre outras
Os bloguers, ao utilizarem-nas, lá terão as suas razões. Eu nem sou perfeito nem as vejo sempre assim, mas já tem acontecido! Até porque há muita gente que escreve coisas que valem a pena suportar estas coisinhas. Sou um resmungão: está-me no sangue! Além disso: se não gosto, não volto!

10 Comments:

Blogger Martinha said...

This comment has been removed by the author.

21 July, 2007  
Blogger Martinha said...

Li todo o post e não resisti a deixar um comentário, ou melhor, uma carta aqui ao "dono da casa". :P

A descrição feita às (digamos) várias opções disponibilizadas pelo blogger aos utilizadores dos blogues está deveras interessante. Consegues conjugar humor, com crítica (com sentido construtivo). Podes crer, não és o único a passar por essas nuances nem sempre muito agradáveis, nas tuas visitas aos vários blogues.

Começando pelo primeiro ponto: blogues em privado. Os utilizadores lá terão as suas razões ao decidirem privatizar o seu blogue. Mas se as coisas são realmente privadas, também porque as colocam na net? Para incitar a curiosidade? Dá que pensar...

Segundo tópico: a música... Isso fica também ao critério de cada um... Mas que é realmente chato não encontrar o local para se desligar a música voluntáriamente, isso é. Também não gosto de passar por isso.

Os comentários... isso também é o que me custa a entrar... Há gente que complica imenso com os comentários, que a pessoa vai para comentar e fica logo sem vontade. Claro que elas estão no seu direito de fazerem o que bem entendem, mas às vezes acho que se esquecem que nos seus blogues, os "donos da casa" são eles, e se uma das "cartas" que recebem não lhes agrada, podem muito bem deitá-la ao lixo. E isso fica à distância de um 'click'. Sinceramente não entendo porque é preciso complicar tanto com os comentários. Se acham digno de aparecer no local apropriado, muito bem, se não, bye-bye. Mas pronto, isso cada um é que sabe o que faz...

Whatever, gostei da mensagem que aqui deixaste na tua "casa". Se não for muito indelicado, tenciono voltar aqui mais vezes... O teu espaço cativou o meu interesse.

Um bem-haja, e obrigado pelo tempo dispensado a ler esta carta enorme.
;)

21 July, 2007  
Blogger Martinha said...

(Fui eu mesma que apaguei o primeiro comentário. Faltavam coisas que disse depois.)

21 July, 2007  
Blogger so-eu said...

Looool é o que tenho a dizer!!

Há blogs realmente bastante irritantes. Tenho que admitir que o meu não escapa á designação. Entras e és ofuscado por um verde horrivel(foi escolhido por um amigo, o meu amor por ele fala mais alto, e eu utilizo o template cheia de orgulho. Até acho muito querido confesso.lol). Depois és recebido por Placebo em altos berros ,mas Placebo é Placebo fogo!:) Só não tenho lá a historieta dos comentários, mas também não preciso. Gosto de comentarios que me irrtem, é tão bom argumentar.
E o blog no final de contas combina comigo, para alguém "deliciosamente perturbada" um blog "deliciosamente perturbador"!lol

Mas olha lá, sou perturbada e tal. Mas tu não me ficas atrás. Quem é que vem postar às 6 da manha?? Medo, muito medo! :P

( 1 - A do estagiario pareceu-te familiar? Nahhh...impressão tua! lol
2-(A mulher perfeita, assim como toda a gente está dividida em duas partes. Toda a gente tem o seu "lado lunar"... ;) que geralmente é o mais interessante. Ehhh , acabo de dizer que o lado manifestado no blog é o mais interessante, nahh... sou muito melhor que aquilo!lol
3- Não cheguei e pus os pes em cima da mesa, sou perturbada mas nunca mal educada!:P so ponho os pés em cima da mesa se autorizares.lol)

fica bem.

21 July, 2007  
Blogger Marco Fav said...

Eu não sou melhor do que ninguém para poder criticar seja o que for. Todos temos o direito a ter o nosso próprio gosto e opinião. Eu sou um desbocado , dou sempre a minha e encorajo-vos a fazer o mesmo aqui! Acho que é bem claro que:
- dar uma opinião não é o mesmo que impor uma vontade (tipo, eu não sou uma autoridade intelectual nem de bom gosto… o meu blogue mostra-o bem, LOL)
- não devemos ser fracos ao ponto de mudar o blogue para agradar os outros
Um blogue é, de certa forma, pessoal e por isso deve reflectir o seu autor e aquilo que o seu "dono" quer transmitir. Não há maus nem bons blogues, apenas mais e menos populares. E isso não quer dizer nada! Façam o que quiserem e, quem está mal muda-se! Eu vou a imensos blogues com uma ou outra coisa que eu teria feito de forma diferente (ainda bem que somos todos diferentes!), mas não é isso que me impede de lá ir. Quando não gosto, nem comento!

Martinha: escreveste três comentários. Bolas! Obrigado por teres chamado a este post uma crítica construtiva… não sei se será assim tão construtiva. É só uma opinião.
Nunca tinha pensado que o objectivo de limitar o acesso a um blogue poderia ser o de incitar curiosidade… (já estou a gostar da tua maneira de pensar). Em todo o caso, não resultou comigo, e sou algo curioso.
Achei a tua “carta” interessante e bem pensada. E serias bem-vinda mesmo que só tivesses dito: “LOL”… embora, confesso que te teria levado menos a sério se fosse o caso!

So-Eu: acho que, se te identificas com ele, fazes bem! Eu até deixei dois comments, é porque gostei, né? Não tenho nada contra os “Placebo”, pois não me começaram a berrar ao ouvido assim que entrei – eu pude escolher se e quando os ouvir. Confesso que o fiz e, efectivamente, a minha posição relativa ao grupo manteve-se. LOL
Eu não postei às 6h da manhã! O blogger é que, por mais que eu o corrija, continua a meter-me as horas dos EUA! O meu recorde foram 8h da manhã e foi só uma vez!
Também adoro comments picantes, só para chatear… nota-se, não?

Hugs and kisses everyone!

21 July, 2007  
Blogger so-eu said...

Não sei , os dois comments podem ter sido... ehh.. pena da esquizofrenica, bipolar e com dupla personalidade!lol who cares? Já que foste simpatico e disseste que sou benvinda, bem... acho que posso dizer o mesmo. E se te apetecer ,poe os pés em cima da mesa. Quero os meus visitantes bem instalados.Lol

kisses and hugs? nahh.. não me deixo abraçar por um estagiario qualquer. Lol (a brincar, mesmo!!:p)

fc bem.

21 July, 2007  
Blogger mymind said...

hehe gostei do post!
olha essa cena do "blog privado" nao conhecia ate ao dia em k dei com a porta na cara tb, achei parvo, pk ate entao eu visitava o blog e nao era privado. Eu nem sei como se faz isso, mas tb nao o faria, o my-mind tá ali pra minhas bacoradas serem vistas por klker pessoa, lol, nao faço distinçoes!
outra coisa k me chateia é akelas letrinhas k mto bem dizes confundem-se bue Is e Ls e Js, lool. Eu as vezes desisto, a serio!
A musica, sim!! Eu ja fiz isso pus lá musica escondidinha cá em embaixo, nao havia espaço mais em cima, loool, mas akilo começou a enervar-me e nao tenho posto lá nd, LOOL.
bjos

21 July, 2007  
Anonymous Anonymous said...

EU identifico com um desses =P

*Joanita

21 July, 2007  
Blogger peter_pina said...

sabes, essa do so algumas pessoas é k foram convidadas a ler este blog é coisa k nao entendo....

mas k raio?

pk o puseram na net? e pk naio avisar a esses especiais convidados de honra para nao os colocarem nos meus favoritos? é k somos tentados a ir fazer uma visita de cortesia e toma la com a porta na cara!

mas k raio!

p.p.

22 July, 2007  
Blogger Nini said...

Tudo que aqui relataste já pensou no meu pensamento.
Há certas coisas que não enetendo mas respeito a opção de cada um. Afinal somos donos dos nossos blogs e dele fazemos o que bem entendemos.
Só espero que o visitantes do meu cantinho não se enervam lá como eu me enervo com detalhes de certos blogs.
Sou como tu, não critico nem censuro mas ....

23 July, 2007  

Post a Comment

<< Home