
Estava eu no Lab., "minding my own business", quando uma das investigadoras/professoras se aproxima de mim com uma expressão muito séria e diz-me: "Sabias que hoje de manhã foi a reúnião de avaliação de mestrado?" Eu não sabia e fiz saber a minha ignorância, assustado, a princípio por pensar que era suposto eu ter ido ou assim, mas não: era só para os prof.s discutirem as notas e decidirem quem passa o semestre.
E ela continua: "Pois, mas foi... Era para dizer que passaste. E ficaste bem colocado."
Eu devo confessar que ainda não percebo lá muito bem o sistema deles, mas sei bem a enorme merda que foram as minhas respostas nos exames (se estão a ler na diagonal e pensam que vou acabar por dizer que tudo correu bem afinal e tive altíssimas notas, tirem daí a ideia). Eu só não escrevi mais e piores merdas nos exames por falta de tempo e prática de escrever em "franciú" para levar a merda a todo um novo nível... Enfim, continuando: Uma série de coisas me passaram pela cabeça:
- ou percebi mal e ela estava a dizer-me outra coisa;
- ou eu estava a sonhar, mas o resto do dia tinha sido muito realmente longo e desinteressante para que fosse o caso;
- ou a gaja estava a confundir-me com outra pessoa, mas eu sou "o Português" - TODOS SABEM QUEM SOU! Eu é que nunca sei nada de quem os outros são...;
- ou a gaja estava a gozar comigo (ela é brincalhona), mas seria sacanagem;
- ou eu tinha atravessado um portal inter-dimensional e todas as leis que regem o mundo são diferentes nesta nova dimensão - improvável, mas era mesmo o que tinha acontecido!
"What the fuck??!" pensarão os que de entre vós costumam praguejar em Inglês.
Mas é verdade: eu estava mesmo noutra dimensão! Só UM TERÇO dos alunos foi admitido e eu estou nos 10 melhores com uma nota tão ridiculamente baixa que até tenho vergonha de divulgar! Bem, na França as notas altas são mais difíceis de obter e os prof.s estão habituados a este nível de insucesso! A investigadora disse que nos anos melhores metade dos alunos passa! IRREAL!
Tudos contentes por mim e eu só via a deprimente nota com que fiquei! Tento em conta todos os franceses que ficaram abaixo de mim até poderia ficar orgulhoso, mas nem por isso!